Dicas para Revisar seus Próprios Textos - Parte 2

domingo, agosto 27, 2017

Olar, pessoas :3
Muito bom ver vocês aqui de volta, mas caso alguém não tenha visto a parte 1, clique aqui para não pegar o bonde andando, beleza?
Seguindo em frente, sabendo como revisar é um processo bem complicado para alguns de nós (para mim, principalmente rs), vamos continuar com nossas diquinhas. Vale a pena lembrar que elas são o que são: dicas. Se alguma não funcionar para você, não tem problema. Siga aquelas que forem úteis.
E vamos a elas ;)

# Releia com atenção aos detalhes
Após a leitura do texto completo com o objetivo de captar os erros mais grotescos, que saltam mais aos olhos, está na hora de dar um tempo e, depois, voltar a ler com atenção, no que eu chamei de Operação Pente Fino (PF, contrata eu HAUAHAU).
É aqui você vai revirar sua história de alto a baixo procurando aquelas falhas mínimas e quase imperceptíveis. Probleminhas de incoerência, problemas de pontuação mais complexos e erros que podem comprometer o sentido devem ser combatidos como uma praga. Além desses, você pode encontrar outros. Personagens agindo de forma estranha, buracos de enredo, problemas que se solucionam muito rápido ou se arrastram muito, etc.
Apenas ressalto a importância de dar um intervalo de tempo entre cada leitura e de fazer esse processo mais de uma vez. Sim, eu sei que é trabalhoso e nem todo mundo tem tempo, mas especialmente quando você não tem um leitor beta esse cuidado é fundamental para evitar que a qualidade final de seu trabalho fique comprometida.

Mantenha o plot aberto enquanto trabalha
Claro, a dica só vale para quem escreve com planejamento. Se não for seu caso, pule para a próxima. Mas se for, deixe o plot aberto enquanto faz a releitura. Assim você pode comparar o que tinha em mente a princípio e como ficou depois que colocou no papel.
É um bom método para verificar se ajustes na trama ou nos personagens e a forma como eles se relacionam ainda se fazem necessários. Se for o caso, CALMA! Não faça nada agora. Leia antes a dica seguinte...

# Salve a versão original em separado
Isso é importantíssimo, especialmente se você é como eu e, às vezes, muda de ideia sobre algumas coisas da história. Salvar diferentes versões vai garantir que nenhuma etapa de seu trabalho se perca e facilitar sua vida caso queira retornar a algo que tinha feito antes.
E, por favor, faça isso com a história inteira também em caso de ajustes grandes e nunca apague nada. Mesmo que você não mude sua cabeça e permaneça achando a versão X melhor que as outras, você pode usar cenas e até mesmo arcos ou personagens deixados de lado em novas histórias.
Guarde tudo o que puder.
Dica bônus: tenha sempre back-up de tudo (de preferência, mais de um). Assim, se der problema no seu computador ou celular, você não perde tudo o que fez. Vai por mim, palavra de quem já perdeu uma história inteira quando o primeiro computador deu uma pane irreversível. Essa é uma dor pela qual você não vai querer passar.

# Seja paciente
Essa talvez seja a melhor dica que eu já vou dar para vocês. E vejam só como estou boazinha: farei isso de graça.
Já falei sobre isso no post anterior, mas não custa repetir aqui de forma explícita: não se apresse, vá com calma, respeite seu próprio tempo. Claro que tudo o que mais queremos é terminar logo o trabalho e compartilhá-lo com o mundo, mas não deixe que isso prejudique sua história.
Leia e revise com paciência. Não "corra" com nenhuma etapa apenas para terminar logo e postar. Isso vai ser terrível para você a longo prazo. As chances de, posteriormente, você ir reler aquilo e odiar são enormes (de novo experiência própria falando aqui). E aí lá vai você ter que reescrever, reler e re-revisar tudo de novo porque foi muito afobadinho no passado.
Não faça isso com você mesmo.
Respire fundo e deixe sua mente seguir seu ritmo. Não se cobre e, sobretudo, não dê ouvidos às cobranças. Se achar que ainda tem algo a ser feito, faça. Seus leitores podem estar ansiosos para sua história, mas com certeza eles vão preferir algo muito bom, mesmo que demore, a um texto escrito às pressas.
Não se engane: eles serão os primeiros a apontar os problemas e largar sua história se o nível de qualidade cair muito. Devemos ouvir a audiência, mas aprecie isso com moderação.

E por hoje é só, meu povo
Dicas, sugestões, pedidos de posts e críticas são sempre bem-vindas e podem ser deixadas aqui em baixo.
Nos vemos no próximo domingo :D

Nenhum comentário:

Não gostaria de entrar e tomar uma xícara de café?

Tecnologia do Blogger.